Cobertura

COPPEAD realiza o primeiro Congresso de Aplicações de

Linguagem R em Administração do Brasil

Por Tatiana Considera.

No mês de abril o COPPEAD realizou o primeiro Congresso em Linguagem R em Administração, CARA, do Brasil. Com o objetivo de divulgar a linguagem, o evento contou com a presença de profissionais de setores público e privado. O R é uma linguagem e também um ambiente de desenvolvimento integrado para cálculos estatísticos e gráficos, foi criado em 1993, pelo departamento de Estatística da Universidade de Auckland na Nova Zelândia e contou com a colaboração de pessoas de vários lugares do mundo.

Nos três dias de evento os inscritos puderam participar de 3 módulos diferentes, onde tiveram a oportunidade de conhecer melhor a linguagem R, apresentar trabalhos e participar de workshops. O professor da Faculdade de Engenharia e Ciências da Universidade Adolfo Ibáñez no Chile, Victor Leiva, apresentou o Workshop de Business Intelligence em R e falou da importância do congresso.

“O congresso mostrou a importância que tomou o Business Intelligence como uma estratégia de gestão quantitativa por meio de análise de dados no software estatístico gratuito R nas áreas de dados, informação e conhecimento. Business Intelligence agrega valor às organizações e melhora a maneira de fazer a sua gestão”, disso Victor Leiva.

O professor do COPPEAD e idealizador do congresso Peter Wanke, também esteve presente palestrando sobre as Aplicações do R: Projetos Aplicados em Logística e de Pesquisa em Administração e falou o que motivou a organizar o congresso.

“A ideia do evento consiste em congregar os usuários brasileiros do R no campo da Administração, proporcionando um fórum para troca de experiências e oportunidades para desenvolvimento de trabalhos em conjunto. Acreditamos que o R representa hoje para universidades e empresas brasileiras aquilo que as planilhas eletrônicas representaram no início dos anos 90, quando estávamos no limiar de ganhos de produtividade e ampliação do conhecimento e da capacidade de processamento de informações”, declarou Peter.

Para os participantes do CARA, o evento foi uma oportunidade de se aperfeiçoar e aprender a utilizar a ferramenta.

"O sistema R está cada vez mais em evidência no mercado de trabalho, pois no ambiente de competitividade, as empresas são cada vez mais forçadas a inovar, buscar otimizar o tempo e utilizar ferramentas que ajudem na eficácia. Com isso, o evento CARA foi uma grande oportunidade de me aperfeiçoar, aprender a utilizar essa ferramenta tão utilizada nos últimos tempos”, declarou a participante Anne Caroline Calvinho do Amaral.

Comments